Docentes
Rafael Cardoso Sampaio
Professor do Departamento de Ciência Política, do Programa de Pós-graduação em Ciência Política, e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Tem interesse em pesquisas sobre e-participação, deliberação online, conversações on-line, governo aberto, orçamentos participativos digitais, campanhas eleitorais digitais, desinformação e fakenews, Cientometria e metodologias qualitativas.
Kelly Prudencio
Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estadia de pesquisa na Freie Univesität Berlin (2004). Pós-Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (1994), onde é professora e pesquisadora no Departamento de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Coordena o COMPA, grupo de pesquisa Comunicação e participação política (CNPq).Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e movimentos sociais, comunicação e participação política, lutas por reconhecimento, ativismo digital e estudos de enquadramento noticioso e interpretativo.
María Alejandra Nicolás
Professora da área de Administração Pública e Políticas Públicas, do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Doutora e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. Especialista em Gestão de Programas, Projetos e Políticas sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC, Brasil. Graduada em Ciência Política pela Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina. Tem experiência na área de políticas públicas, internet e política, democracia digital, inteligência artificial na administração pública e governo digital.
Eurico Oliveira Matos Neto
Pesquisador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Tem interesse em pesquisas sobre governo digital, governo aberto, aplicativos móveis governamentais, inovação e transformação digital no setor público, comunicação política em ambientes digitais e ciência de dados.
Pesquisadores
Nilton Cesar Monastier Kleina
Bruno Washington Nichols
Coordenador de Monitoramento Digital na Einstein Tecnologia. Doutor em Ciência Política da UFPR. Temas de pesquisa: escuta digital, e-participação, conversação política online, campanhas eleitorais digitais, desinformação e fake news em ambientes online, cientometria e metodologias qualitativas.
Gabriel Alexandre Bozza
Professor de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, no UniBrasil. Professor de graduação e pós-graduação EaD, na Uninter. Professor substituto com atuação na EBA-PUCPR e DECOM-UFPR. Doutor em Ciência Política no PPGCP-UFPR. Pesquisador sobre comunicação digital, eleições, democracia digital, ativismo digital, jornalismo e propaganda.
Discentes
Cristiane Sinimbu Sanchez
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Bibliotecária da UFPR (em licença para estudos). Tem interesse em pesquisas sobre Democracia Digital; Deliberação Online; Participação Política; Desinformação; Misinformation e Fake News; Dados abertos; Governo Aberto e Ativismo.
Djiovanni Jonas França Marioto
Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, mestre em Ciência Política pela mesma universidade e bacharel em ciências sociais (UFPR). Atuando nos seguintes temas: política, raça e etnicidade; internet & política; comunicação política; democracia digital; representação política em ambientes digitais.
Murilo Brum Alison
Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bacharel em Ciências Sociais pela UFPR. Membro dos grupos Comunicação e Participação Política (COMPA).Tem interesse em pesquisas sobre democracia digital, gerenciamento de imagem e campanhas eleitorais online.
Tiago Borges
Karina Pierin Ernsen Alves
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa em Comunicação Política. Mestra em Comunicação pela UFPR na mesma linha de pesquisa. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD) e o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Participação Política (COMPA). Temas das pesquisas atuais: Ativismo nas Redes Digitais, Comunicação Política, Retórica, Democracia Digital, Participação Política e Movimentos Sociais.
Aline Bora Sieczko
Especialista em Ciência Política e Educação de Jovens e Adultos, Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranaguá. É membra do Grupo de Pesquisa Pesquisa sobre Comunicação Política e Democracia Digital (COMPADD). Já atuou como Resitende Pedagógica (IFPR), Extensão Universitária (IFPR), Iniciação Cientifica (IFPR), Iniciação à Docencia (IFPR), bem como atuou como voluntária no Núcleo de Direitos Humanos Marielle Franco (NDHMF) e no programa quinzenal Taverna do Nicolau no Youtube. Tem interesse em pesquisa em internet & política, redes sociais digitais (TikTok), comunicação política, campanhas eleitorais, participação política. É formada no Médio Técnico em Informatica pelo IFPR – Campus Paranaguá. Atua como professora de sociologia, filosofia e ensino religioso em escola pública e privada.
Vinícius Sgarbe
Vinícius Sgarbe é mestre em filosofia, pela linha filosofia da psicanálise da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e jornalista (PUCPR). Analista transacional organizacional (União Nacional dos Analistas Transacionais, Unat). Pesquisador mestrando de comunicação, pela linha comunicação política, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador-membro (2023-2024) da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). As pesquisas que mantém são sobre “narcisismo das pequenas diferenças” (conceito de Sigmund Freud) na relação dos pentecostais brasileiros com a democracia; e sobre inteligência artificial aplicada à técnica científica Análise de Conteúdo. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa) e Comunicação Política e Democracia Digital (Compadd), ambos da UFPR.
Gabriel Snak
Jornalista na UFPR TV que atua como repórter, produtor e roteirista. Possui graduação em Comunicação Empresarial e Institucional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e em Comunicação Social – Jornalismo – pela Universidade Federal do Paraná (2018), com especialização em Planejamento de Comunicação (2011) pela Lemon School, atual Redhook School/ The Creativity Hotspot, e em Roteiro pela Hollywood Film Academy (HFA) de Curitiba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Produção de Conteúdo. Possui experiência na produção de pautas para reportagens em profundidade (Grande Reportagem) em meios impressos e digitais, bem como em meios audiovisuais: produção de documentários a partir da perspectiva do jornalismo investigativo. Desde agosto de 2018 integra a UFPR TV, trabalhando sobretudo na editoria de Cultura do canal, participando da Agência Escola de Comunicação Pública de 2018 a 2020. É produtor, apresentador e roteirista do programa Estado da Arte da UFPR TV.
Camila Schiavon Tigrinho
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Sociais pela UFPR e em Relações Internacionais pela Unicuritiba. Tem interesse em pesquisas em comunicação política, campanhas eleitorais digitais, mídias sociais e eleições.